quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Musculação na gravidez: tá liberado!


Durante a gravidez muito se especula sobre a prática da musculação, mas especialistas advertem: ela está liberada. Desde que os exercícios sejam moderados, sem impacto e não sobrecarreguem a coluna, a atividade só apresenta benefícios à saúde da futura mamãe e do bebê.

Para escapar da vida sedentária, que apenas garante gordurinhas extras ao longo dos nove meses e problemas na coluna, as mulheres gestantes podem aceitar confiantes o desafio de, mesmo com o barrigão, se renderem à musculação, caminhada, natação, hidroginástica e alongamento.

Todas as atividades necessitam do acompanhamento de um profissional especializado para orientar e monitorar a mamãe, mas apresentam excelentes resultados quando executados corretamente. 

É o medo dos quilinhos indesejáveis adquiridos no decorrer da gravidez, que leva mulheres a procurar academias e encarar atividades físicas para manter a boa forma, na medida do possível, e contribuir para um parto tranqüilo.

A professora de educação física e fisioterapeuta Stella Krieger afirma que o melhor momento para abandonar o comodismo e exercitar o corpo é após o terceiro mês de gestação, podendo ser prorrogado, conforme a saúde da mulher, até o nascimento do rebento. Antes deste período é recomendado evitar esforço físico, pois o bebê está se fixando no útero e a mãe ainda se adaptando, além de ser considerada uma época propícia ao aumento do risco de abortos espontâneos.

"Desde o terceiro mês de gestação resolvi aderir à musculação, porque era uma atividade que já fazia antes de engravidar. O ritmo mudou, mas sinto os benefícios imediatos. Apesar de estar no sexto mês, ainda não percebo sinais de dores insuportáveis nas costas, minha resistência muscular é admirável e o peso tem aumentado, de maneira gradativa, mas sem excessos", conta feliz a analista de sistema Mariana Fridman, 27.

A musculação fortalece e tonifica os músculos mais afetados, principalmente das pernas e das costas, melhorando a postura e aliviando as dores lombares causadas pela inclinação do quadril. 
Devido à gravidez, os movimentos dos exercícios de musculação devem ser realizados, de maneira que a grávida permaneça sentada por questão de segurança. "A modalidade é excelente, pois conseguimos trabalhar com cargas moderadas, sem impacto, controlando a execução do movimento, visando o bem estar da gestante e tonificando a musculatura do corpo inteiro", explica a personal trainer Simone Marques.

A prática melhora a auto-estima, ajuda a manutenção do peso, evita a formação de varizes e dores nas costas, aumenta a resistência cardiorespiratória e a resistência muscular, o que ajuda durante o trabalho de parto, principalmente no normal.


A marketeira Sônia Jordão confessa ter agüentado o peso da barriga, graças à preparação exigida pela musculação. "A gente está acostumada com um peso e de repente lá se vai a barriga enxuta e no lugar uma gigante. Se não houver treinamento, a coluna fica comprometida. Nunca me senti mal executando os exercícios determinados, pelo contrário, me ajudaram a manter até a auto-estima".

Por exigir a força muscular dos membros superiores e tronco, há o fortalecimento destes músculos, facilitando o suporte do bebê que aumenta, continuamente, seu peso. Manter-se ativa fisicamente, ajuda no controle de peso da mãe, promove o bem estar e contribui para o nascimento de um bebê mais forte. A musculação apenas é contra-indicada em casos relativos como grávida com obesidade, histórico de trabalho de parto prematuro, anemia e diabetes. 
Os exercícios exigem precisão e na gravidez é recomendado evitar qualquer posição dorsal. Abdominais devem ser feitas em um banco inclinado de 30 a 45 graus, sem falar na importância do cuidado referente a lesões, já que a gestante libera hormônios como a relaxina e o estrogênio, responsáveis pelo hiper-relaxamento ligamentar.

Prestar atenção na freqüência cardíaca e fazer intervalos de repouso em meio às séries é fundamental, assim como manter a hidratação. "A prática esportiva de qualquer espécie ajuda na recuperação após o parto. Ter uma boa musculatura ajuda antes, durante e depois, garantindo um maior preparo da mamãe, principalmente se a mulher já estava habituada a praticar atividade física", alerta Simone.

Mudar pequenos comportamentos gera hábitos saudáveis e nunca é tarde para exercitar o corpo, através de um programa de atividade física. A grávida aprende a aceitar as mudanças impostas pela nova condição, cuidando não apenas de sua vida, mas também daquele que carrega no ventre. 


Objetivos da musculação na gravidez:
• Facilitar o trabalho do parto normal
• Ajudar na formação de uma imagem corporal positiva
• Melhorar a auto-estima da futura mãe
• Melhorar a qualidade de vida
• Proporcionar a manutenção da capacidade funcional e do peso corporal
• Aprimorar a condição física após o parto



*Matéria do site: http://www.destaquecuiaba.com.br



Academia Twister
Faz Seu Corpo Falar Bem de Você

Siga-nos no Twitter:
www.twitter.com/AcademiaTwister

Fone: 45 3038-6969

Nenhum comentário:

Postar um comentário